Introdução

Boa parte das pessoas primeiro compra qualquer aparelho, muitas vezes por impulso, e depois tenta descobrir como fazer funcionar, o que causa bastante frustração. Proponho que inverta o processo, pensando primeiro no que quer fazer e somente então procurando o melhor aparelho para o seu caso. Isso é necessário porque o que é melhor para um pode não ser melhor para outro, principalmente entre cabo e satélite, e com meio milhão de usuários neste fórum, cada cabeça é um mundo.

A primeira pergunta que deve se fazer antes de começar é: cabo ou satélite?

Para usar um deco a cabo você precisa estar numa cidade que tenha suporte do sistema e obviamente ter acesso a um cabo da operadora (quer por assinatura do pacote básico, ou de internet+telefone, quer via o popular "gato" no poste - mexer com cabo em poste é perigoso, não faça isso!). pesquise pelo nome de sua cidade na área do AZ AMERICA (LEXUZBOX) e provavelmente encontrará algo a respeito (ou use satélite).

Não há suporte para as cidades atendidas pelas operadoras S I M TV e T V A. Elas usam codificação diferente.

É importante compreender que, assim como ocorreu no satélite, vão haver apagões e canais serão migrados de N2 para N3 e deixarão de funcionar e eventualmente a cidade toda migrará pro sistema. Quando isso acontecer, se não tiver um deco com suporte a IKS, o aparelho perderá a serventia e deverá ser substituído.

Ao escolher satélite na sua primeira compra, você evita esse problema.

NOTA: Algumas cidades usam um sistema de antena para tv a cabo chamado MMDS, mas a agência dita reguladora resolveu ceder a frequência que elas operam para as empresas de celular, portanto em breve não será mais possível usar essas antenas com decos a cabo. MMDS usa uma antena própria e diferente da de satélite, bom frisar, e decos a cabo ou MMDS não são compatíveis com satélite (nem vice-versa).

A segunda pergunta que deve se fazer é: qual operadora de satélite vou querer usar?

Essa pergunta é bastante repetida aqui no fórum, principalmente por causa do CINE CEU e dos canais em HD da CEU. Vamos deixar logo claro, a codificação HD da CEU ainda não foi quebrada e não existe maneira de assistir canais HD dela que não seja assinando a própria. Quem anuncia que tem ou vai ter isso está mentindo.

Quanto aos CINE CEU e a operadora em si, como a codificação é diferente, o sistema SKS não se comporta tão perfeito para ela como para as outras duas. Há poucos fabricantes investindo em abrir os canais dela por conta disso então se decidir por usá-la, não há porque reclamar depois.

Portanto há um certo consenso em apontar seu deco de satélite para a ESCUROTV ou para a MORTOTV, sendo geralmente o suporte da primeira melhor que o da segunda, porque aquela lançou canais HD primeiro e o suporte dela permanece melhor até hoje. Se você quiser canais latinos, ai não tem jeito, só na segunda mesmo. Por "melhor suporte" entenda mais estabilidade e grade completa.

Não há como pegar os canais da operadora G.V.T porque a codificação dela não foi quebrada.

Obviamente, para usar um deco a satélite, vai precisar de uma (ou duas) antena(s) banda KU com LNBF universal, que pode ser adquirida em lojas de parabólicas na sua cidade, ou no mercado livre. Antena telada de banda C não pega os mesmos canais, essa é outra dúvida comum. Você mesmo pode instalar e apontar sua antena (não é muito dificil) ou contratar um instalador. Como requer subir em telhados, passar cabos em dutos e conectorizá-los, um instalador com prática pode lhe poupar muito tempo.

Pessoas que residem em prédios as vezes tem limitação de instalação de antena, devendo usar uma já existente, do prédio. Descubra qual é a operadora dessa antena antes de escolher o deco. Se o síndico resolver tentar impedir você de instalar uma antena no telhado ou na sua janela, mostre pra ele o texto da LEI DA ANTENA.

Terceiro: SKS ou IKS

Quem é antigo estava acostumado a fazer atualizações de apagão do N2 e não pagar nada por isso. Com o fim do N2, para manter a venda dos aparelhos, foram lançados dois sistemas. SKS e IKS. A diferença entre eles é que o SKS pega as "chaves" de abertura dos canais por uma segunda antena (dai o nome "DUAS ANTENAS") enquanto o IKS faz pela internet (e só precisa de UMA ANTENA). Há aparelhos com os dois sistemas, e há aparelhos que não tem suporte nenhum aos dois sistemas. Mais sobre isso na próxima questão.

Atenção para a distinção: IKS sempre é gratuito. Não é possivel usar os dados de IKS de um fabricante em aparelho de outro fabricante (perde o sentido, o fabricante não teria incentivo para vender seus produtos se fosse fácil assim obter esses dados).

Nenhum aparelho abre canais fechados de satélite sem SKS, IKS. O N2 de satélite morreu faz muito tempo, aceite isso e siga em frente!

Há locais onde o satélite do SKS tem visada dificil ou mesmo impossivel.

Para usar IKS precisa de internet. Se você não tem internet, pode usar 3G de R$0,25 por dia usando um roteador para 3G externo (ou se tiver sorte, um dos modelos de decos que tem suporte a 3G embutido, mas estes são um pouco dificeis de encontrar). Se o cabo da internet for longe do ponto da TV, pode usar um VONETS ou um dos decos com suporte a adaptadores wi-fi usb.

Quando comprar um aparelho novo, é recomendável que tenha suporte aos 2 sistemas (SKS e IKS). Para tornar a coisa mais complicada, há aparelhos que não funciona IKS com algumas operadoras, então tenha isso em mente durante a escolha. Sempre pesquise sobre o aparelho e a operadora que vai usar, antes de comprar.

Ao usar SKS ou IKS você fica dependente da manutenção do servidor correspondente pelo "team" do aparelho. Se há um apagão do servidor, ou troca de satélite, você só pode esperar que resolvam. Alguns usuários tem "backups" (formas alternativas) para o caso da principal (SKS ou IKS) falhar, como um dongle externo ou um aparelho de outra marca. Nem todos os aparelhos com suporte a SKS aceitam dongles externos, infelizmente.

Aparelhos sem SKS ou porta de rede/IKS (novos ou usados)

Para muitos aparelhos sem SKS há a possibilidade de usar um DONGLE EXTERNO que nada mais é que outro deco, apontando pra outro satélite diferente, com um software especial para fazer a função SKS. Você liga nele a segunda antena e conecta ele por um cabo serial ao seu deco do satélite com os canais da operadora que escolheu.

IKS requer suporte do fabricante e placa de rede no deco. Muitos decos não tem placa de rede, portanto não tem IKS pra eles.


Por conta dessas limitações todas, surgiram dongles IKS que são ligados ao deco como se fossem dongles SKS, mas ao invés de uma segunda antena são ligados na internet.

Ao usar um dongle (SKS ou IKS) você fica, novamente, restrito ao suporte do servidor ofertado pelo vendedor do dongle. Quando há uma falha, não há a quem reclamar e nada pode ser feito a não ser aguardar. Muitas pessoas tem dongles de mais de uma marca para tentar minimizar esse tipo de apagão.

Minha prática aqui no fórum é de que apesar de funcionar, você está gastando mais (outra antena, um dongle ou mais de um!) para manter um deco velho funcionando (provavelmente um deco SD, que não tem canais HD). Avalie o custo de comprar um deco HD com SKS e IKS, pois terá menos dor de cabeça (atualizar o deco, atualizar o dongle, verificar se a ligação entre os dois está funcionando etc.) e venda o seu deco/dongle antigo.

Quarto: Tem muitos modelos aqui no fórum, e agora?


Recomendações

Não compre de impulso, pelo preço ou pela conversa do vendedor. Venha aqui no fórum, pesquise o nome do deco que está pensando em comprar e leia as reclamações dos usuários dele. Quanto mais reclamações, pior.

Por outro lado se não existir nada aqui sobre o deco, também não deve comprar. Decos sem informação podem te deixar na mão a qualquer momento. Já houveram casos de decos e mesmo dongles que foram abandonados pelos fabricantes, com seus usuários tendo que amargar o prejuízo.

Marcas famosas não são garantia de nada porque existem CLONES dos aparelhos dessas marcas. Compre sempre de vendedores confiáveis, que garantam o que estão vendendo. Desconfie de ofertas de instaladores que não explicam como manter o sistema funcionando ou como atualizar. Eles podem estar querendo mantê-lo como cliente pagante, e muitas vezes passam decos antigos como se fossem novos, para ganhar mais.

Infelizmente há períodos em que decos ou dongles estão funcionando bem e de repente acontece algo e passam a apresentar problemas até surgir uma nova atualização ou alguma outra solução. Por isso o suporte a sistemas alternativos (IKS para SKS, SKS para IKS, Dongle externo) são importantes.

Onde comprar

Você pode comprar no Paraguai, com importadores ou pela internet. Consiga referências da loja ou vendedor antes de comprar. Compras on-line devem ser feitas somente se tiver absoluta confiança no site.

Quinto: Nada é pra sempre

Há muitos tópicos com terrorismo, dizendo que os satélites vão ser derrubados ou perder o sinal, que os decos não vão aceitar novas atualizações, que o "N4 virá ano que vem" e com isso tudo vai deixar de funcionar "porque um amigo que trabalha lá (me) contou". São apenas boatos, Não há nenhuma informação oficial e muito menos datas..

O que temos que ter em mente é que esse sistema não possui garantia alguma, nunca teve.
Por isso não se iluda com frases do tipo "flores de plástico não murcham", "as flores nunca morrem", etc.
A única certeza que temos é que o N4 virá, e que há muita gente disposta em acabar com o sistema.

Considere que, quando o sistema acabar, você já terá assistido muita TV então aproveite e relaxe. Do jeito que anteviram o fim do N2 e os decos, bem ou mal, continuam funcionando até hoje, vão aparecer formas alternativas quando e se elas se fizerem necessárias. Há grandes interesses por trás desse mercado, não tão poderosos quanto os das operadoras mas, bem poderosos, então a não ser que o preço das assinaturas baixe para níveis civilizados ou se a nova codificação for tão poderosa a ponto de inviabilizar o keysharing e muito menos um desbloqueio, muita água vai rolar ainda.


Glossário
3G = internet via rede celular
CLONE = um aparelho que parece um original mas não aceita as atualizações dos originais
HD = High Definition, canais com qualidade alta, 720p ou 1080i
IKS = Internet Key Sharing, troca de chaves pela internet
MMDS = Multi Media Distribution System, um sistema de tv terrestre que entrega o sinal ao deco usando antenas de grade ao invés de por cabo.
N2 = Codificação antiga que fora quebrada e permitia decos alternativos abrirem canais fechados
N3 = Sucessor do N2, até o momento inquebrável.
N4 = Sucessor do N3, por enquanto está em teste. Quando chegará ao Brasil ? ninguém sabe
NIT = Frequência que a operadora transmite os canais.
SD = Standard Definition, canais com qualidade regular, geralmente 360p ou 480i/p
SKS = Satelite Key Sharing, troca de chaves por satelite
VONETS = permite ligar um aparelho que só tem cabo de rede a uma rede wireless